GBK IOT Shield - A placa e seus exemplos


Placa para desenvolvimento de protótipos baseado no Arduino Nano, ESP8266-01 e módulos Bluetooth. De fácil conexão e programação faz da GBK IOT Shiel uma boa plataforma para desenvolvimento.


Wal Proj


Podemos notar que a GBK IOT Shield foi desenvolvida para proporcionar facilidades no desenvolvimento de projetos. A disposição dos pinos estão bem sinalizados através da cinegrafia da placa. Os projetos podem ser desenvolvidos com a integração do arduino nano com outros módulos ou simplesmente operar como stand alone.


A placa dispõe dos conectores (tipo Macho) para os pinos D8, D9, D10, D11, D12 e D13. Os pinos analógicos A0, A1, A2 e A3. Em uma conexão especifica estão disposta as conexões A4 e A5 para conectar dispositivos através da comunicação I2C.


Esta disponível também uma conexão (tipo fêmea) para módulos bluetooth (RX,TX,GND e VCC).

O conector do modulo ESP8266-01 esta disponível na placa . A conexão serial do ESP esta configurada para os pinos TX com pino 2 e RX com pino 3, através de um divisor de tensão para adequar o nível de tensão para 3,3v.


Nota - Os dois pinos de I/O do ESP não estão disponíveis para conexão.

Notem que a conexão da fonte é de 9V. Porem o Arduino como todos sabem a alimentação é 5V e o ESP8266-01 é de 3,3V. No Arduino Nano existe um pino chamado VIN , que por sua vez esta conectado a um regulador linear embaixo da placa. Regulando assim os 9V para 5V.


Nota - Vale lembrar que todos os periféricos que forem conectados nos pinos de 5V da GBK IOT, vão ser alimentados diretamente através do regulador da própria placa do arduino. Então vale a pena calcular o consumo, que por segurança não deve ultrapassar os 500mA.

Bom ... 5V resolvido. Falta regular os 9V para a alimentação do ESP8266 que é rigorosamente especificado em 3,3V. O componente responsável por essa regulação é feita por um diodo Zener .


No vídeo anexado a esse artigo , foi desenvolvido tres exemplos que exemplificam bem todas as possibilidades da GBK IOT Shiel.

No primeiro exemplo mostramos a comunicação ponto a ponto entre dois módulos XBee controlando várias saídas. Esse projeto pode ser expandido para vários módulos fazendo uma rede complexa e comunicação entre varias placas GBK IOT Shield


O exemplo dois, mostra o projeto configurado para o modulo Bluetooth (pode usar HC05 ou HC06). No projeto monitoramos em tempo real a temperatura de um sensor através de um celular ou qualquer outro dispositivo bluetooth (Tablet, Notebook e etc.). Também é possível acionar remotamente um cooler para resfriar esse sensor. O projeto ainda dispõe de um display Nokia para a fácil visualização das informações .


No terceiro exemplo, mostramos uma central IOT que nos permite monitorar via WEB, informações de um sensor de presença, sensor de temperatura e um sensor de umidade. Também nos permite acionar um rele remotamente. A pagina que foi desenvolvida esta no próprio programa do arduino nano.


Os programas desenvolvidos para os exemplos do vídeo , podem ser solicitados nos comentários do artigo.



Posts Em Destaque
Posts em breve
Fique ligado...
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now